Diferenciais SHINKI

"Uma verdadeira família! É assim que os praticantes do Shinki se sentem. E todos os novos alunos que chegam são recebidos assim, como um novo integrante da família. 

Turmas pequenas: Com turmas de no máximo 12 alunos, o aprendizado fica mais dinâmico, mais prático e o alcance na evolução é mais rápido.

Sensei próximo: Com turmas pequenas, fica mais fácil para o Sensei poder tirar as dúvidas um a um, em cada técnica. Isso facilita o aprendizado e a compreensão de cada movimento e técnica.

Senseis praticantes: O Shinki dojo conta ainda com mais dois senseis que participam de todos os treinos e substituem o sensei principal, em caso de necessidade.

Aulas especiais: Uma vez por mês, uma aula especial, com sensei convidado, visa trazer novas visões e novos conceitos para os praticantes.


O Shinki Dojo é associado da APA (Associação Pesquisa de Aikido), com a supervisão do Shihan Ono Sensei.

Entidades ligadas a Fundação Aikikai de Tokyo, Japão, órgão máximo do Aikido, coordenado por Moriteru Ueshiba, neto do fundador do Aikido, Morihei Ueshiba. 

Keizen Ono Sensei

ONO SENSEI - Shihan

Supervisor do Shinki Dojo 

Kenji Ono, ou Keizen Ono Sensei (nome que lhe foi dado por seu Mestre Reishin Kawai (1931-2010), o introdutor do Aikido no Brasil), nasceu em 1º de outubro de 1925 em Tóquio, Japão.

Chegou ao Brasil em 27 de julho de 1934, quando desembarcou no porto de Santos.

Desde tenra idade interessado pela prática de artes marciais, começou a treinar Judô em 1958 com Hiraki Kurashi Sensei, que o orientou até obter o grau de Shodan.

No ano de 1963, encerra a prática do Judô e é o sexto aluno a se matricular no curso de Aikido, a nova arte marcial trazida do Japão, tendo sido sempre orientado por seu Mestre Kawai Sensei. Hoje Ono Shihan é o mais antigo aluno de Kawai Sensei em atividade.

Começou a ministrar aulas de Aikido no ano de 1966, e não mais parou. Alguns praticantes de Aikido já são seus alunos há mais de vinte anos.

Visitou o Japão por duas vezes: em setembro de 1971, quando passou dois meses treinando no Hombu Dojo, e em setembro de 1977, quando se entregou por quatro meses ao desenvolvimento espiritual. 

Fundou a Associação Pesquisa de Aikido em 1/9/1979, na rua dos Carmelitas, Liberdade, onde esteve por muitos anos. Em 1995, a APA transferiu-se para sua nova sede, na rua Paula Ney, 652, Aclimação, onde se encontra até hoje. Em 2003 registrou-se no CREF como professor da arte do Aikido. Em 18/02/2006 recebeu de Kawai Shihan o certificado de Shihan, conferido pelo Aikikai Hombu Dojo do Japão.

Keizen Ono Shihan vem-se dedicando há décadas à arte da Acupuntura e à pesquisa e ensinamento do Aikido, que ele mesmo define "não como uma luta, mas como um ato de amor".

(Crédito do texto: https://aikidopesquisa.wordpress.com/ono-sensei/

(Fotos: reprodução de sites)