O que é Aikido?

"O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Isto quer dizer que o Aikido é a busca da harmonia com o próprio universo, é você ser o universo. E seus praticantes buscam esse entendimento por meio do treinamento. " (Morihei Ueshiba - Fundador

Seguindo o Kanji (ideograma em japonês), o primeiro ideograma significa "Ai" que quer dizer harmonia, união, o segundo ideograma quer dizer "Ki", ou seja, energia universal, e o terceiro ideograma significa "Do", caminho. Assim, AI KI DO, signica em uma tradução simples:  "O caminho para a harmonia com a energia universal". 

O Aikido como arte marcial, não visa apenas a derrota do oponente, mas sim ensina a vencer a si próprio, através da autocompreesão. Em outras palavras vencer a si próprio significa vencer características ruins, como medo, ansiedade, egoísmo, arrogância e frustrações, forjar um espírito capaz de vencer as vicissitudes da vida e tornar-se um ser humano corajoso e sereno ao mesmo tempo.

Uma arte marcial que não é só um meio de defesa pessoal, mas também uma filosofia de vida, uma maneira efetiva de assimilar conceitos e valores como amor ao próximo, altruísmo e calma. Uma arte essencialmente não competitiva e sim cooperativa, que por meio de alongamentos, movimentos giratórios, circulares, saltos, rolamentos, torções e projeções atingimos todas as partes do corpo humano, e na psico-pedagógica temos os tópicos abaixo relacionados.

  • Auto-conhecimento (conhecendo seu corpo e suas limitações)
  • Responsabilidade pessoal (ter palavra, hoje algo cada vez mais raro de se encontrar)
  • Compromisso (se uma coisa deve ser feita, deve ser bem feita)
  • Relacionamento sincero (amizade sincera, acreditar no próximo)
  • Harmonia (saber argumentar, sem a necessidade de conflito verbal ou físico)
  • Consciência (saber o que está fazendo e porquê)
  • Liderença (saber encarar de frente os fatos em nossas vidas)
  • Educação (respeito ao ser humano e sua integridade física)

A prática do Aikido melhora não somente o condicionamento físico, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora e a resistência cardiovascular, mas também desenvolve o condicionamento mental, a autoconfiança a concentração, os reflexos, a intuição e o altruísmo.

No Aikido não há competição, o aprendizado é de maneira natural e cooperativa, ora atacando e ora defendendo, sempre em atmosfera de energia, concentração e preservando a saúde física dos praticantes.

No Aikido não se resiste a força ou ataques, pelo contrário, são neutralizados ou redirecionados usando a própria força do atacante com movimentos circulares desequilibrando e conduzindo o oponente, usando uma variedade de técnicas de projeção e torção de articulações, ao invés dos destrutivos socos ou chutes.