Shikanai Sensei 7º Dan Shihan

Aula especial 

Dia 03 de março (2018), sábado, a partir das 19h30, o Shinki Dojo apresenta um presente para seus alunos: aula especial com Shikanai Sensei, 7º dan Aikikai Shihan.

Shikanai Sensei vem inspirando Aikidoístas desde os anos 70 com sua dedicação ao estudo e prática do Budo, ensinando Aikido, Jodo (Arte do bastão) e Iai-do (Arte da espada).

É também um grande estudioso da Religião OOmoto-Kyo, religião com a qual O-sensei estava profundamente envolvido através do desenvolvimento do AIKI e até seu falecimento.


História

Ichitami Shikanai é japonês de Aomori, nascido em 30/07/1947. Estudou economia na Universidade Meiji (Tóquio, Japão). Chegou ao Brasil em 1975 na delegação do professor Kobayashi Yasuo, seu professor, com a missão de divulgar o Aikido no país.

Aikido no Brasil

Iniciou suas atividades no estado do Rio de Janeiro como um dos representantes no Brasil perante à Academia Central, Fundação Aikikai, em Tóquio (Japão). Assume o ensino do Aikido no dojo de Copacabana, no Rio de Janeiro, substituindo o professor Teruo Nakatani. Monta um dojo em Niterói a ser dirigido diretamente por ele.

Em 1984 muda-se com a família para Belo Horizonte, Minas Gerais, para uma casa no bairro de Carlos Prates. Primeiro local de prática foi na sua própria casa, depois Praça Raul Soares, um dojo de judô em cima do posto de gasolina e finalmente na Savassi, onde se encontra até hoje, com um trabalho primoroso contribuindo para o crescimento e difusão da arte. 

Lecionou na Polícia Militar de Belo Horizonte, na cadeira de ataque e defesa, como instrutor de bastão. É o supervisor responsável pelo Aikido Rio de Janeiro - ARJ, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Natal e Jerusalem (Israel). Fundou e administra o Nakatani Dojo, na Savassi, em Belo Horizonte / Minas Gerais e viaja o Brasil e outros países ensinando e difundindo o Aikido.


Kobayashi Yasuo  - professor do Shikanai

O professor de Ichitami Shikanai, sensei Kobayashi Yasuo, nasceu em Kudan, Chiyoda-ward, Tokyo, em Setembro de 1936, e foi aluno direto do fundador do Aikido, Morihei Ueshiba.

Como uchideshi (aluno interno) do Hombu Dojo, foi instruído pelo fundador, e também pelo segundo doshu, Kisshomaru Ueshiba sensei. Quando Kobayashi se formou na universidade, em 1958, ele se tornou shidoin (instrutor) no Hombu Dojo, e trabalhou com o segundo doshu, de quem recebeu a missão de difundir o Aikido pelo mundo.

Após abrir seu próprio dojo, em Kodaira, começou a treinar outros alunos, dedicando-se à difusão do Aikido, em diversas cidades no Japão.

Shihan Kobayashi Yasuo
Shihan Kobayashi Yasuo

Em 1975, enviou um de seus alunos, shidoin Ichitami Shikanai ao Brasil, com a missão de estabelecer o Aikido. Kobayashi então começou a viajar pelas Américas, Asia e Europa. Em 2003, contavam-se 120 grupos afiliados ou estabelecidos por Kobayashi em todo o mundo.